sábado, 19 de março de 2011

A Revolução Industrial

 Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII expandiu a partir do século XIX. A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnologicas com profundo impacto no processo produtivo em nível economico e social.
 As principais caracteristicas foram as mudanças na forma de trabalho,passando do manufaturado para a produçãi em massa que gerou mudanças, tanto economicas como social.
 A primeira fase ocorreu entre 1760 a 1850 apenas na Inglaterra com destaque para a produção de bens de consumo especialmente texteis e a energia a vapor. Na segunda fase que ocorreu  entre 1850 a 1900 a revoluão se espalha pela Europa, América e Ásia.Com isso a concorrência cresce,as industrias se desenvolvem, as ferrovias se expandem, surge novas formas de energia e o sistema de comunicação se moderniza.
 A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente,barateando a preço estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo aos poucos
a mão-de-obra humana. Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substituidos por máquinas e rôbos. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e muita capacidade.
 Mesmo nos países desenvolvidos tem faltado empregos para a população.




Nenhum comentário:

Postar um comentário