terça-feira, 1 de março de 2011

CULTURA ORGANIZACIONAL

por Joana d’Arc Bicalho Félix


Toda empresa possui um conjunto de crenças, valores e princípios que norteiam a postura e conduta de seus colaboradores. Trata-se da Cultura Organizacional. Em muitas empresas esta é explicitada e disseminada. Os valores e princípios são declarados, conhecidos por todos, sempre lembrados nas ações e compartilhados.
A existência de um consenso sobre o propósito de ser da organização proporciona a convergência de esforços, facilitando que elas sejam bem-sucedidas. Os princípios e valores organizacionais “são os ideais eternos, servindo de orientação e inspiração para todas as gerações futuras de pessoas da organização. Referem-se a conceitos dos quais não se está disposto a abrir mão, como ética e honestidade, e a valores como transparência e respeito” (Chiavenato:2003;p.69). Estes fazem parte do Planejamento Estratégico da empresa.
As empresas que declaram seus princípios e crenças possuem clara orientação em suas políticas e processos, permitindo aos colaboradores conduzir suas atividades para construção da organização que se deseja. O mais difícil, porém, é estabelecer mecanismos práticos que disseminem, consolidem e mantenham todos os colaboradores em sintonia.
Muitas vezes percebe-se nas grandes empresas a cultura organizacional não explicitada, ou informal. As organizações, ou departamentos, por serem realidades humanas, sociais e históricas, geram a sua própria cultura, que se exprime por uma série de sinais e posturas conduzindo decisões operacionais ou estratégicas, tomadas no interior da organização.
Um exemplo de sucesso, estudo de caso de vários autores é o da empresa Natura. Possuindo um “exército” de mais de meio milhão de consultoras espalhadas de norte a sul do país, não tendo sequer uma loja, consegue manter sua imagem e Cultura Organizacional uníssona. Ela vende não somente produtos de beleza, mas um conceito de Bem Estar Bem, uma relação de bem-estar do indivíduo consigo próprio. Essa cultura só é possível graças a estímulos constantes, e uma postura empresarial de exemplo, em que vende a imagem de empresa que pratica o Bem, em todos os níveis de seus relacionamentos o que inclui Estar Bem com o meio-ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário