segunda-feira, 25 de abril de 2011

FAYOL SUA IMPORTÂNCIA PARA ADMINISTRAÇÃO MODERNA

Fayol (1841-1925) fez parte da perspectiva clássica e tinha ênfase na estrutura, assim criou a Teoria Clássica da Administração que tinha como objetivo aumentar a eficiência da organização através da estrutura bem definida. Nessa teoria destacou as funções básicas da Empresa: Funções técnicas; comercias; financeiras; de segurança; contábeis e administrativa essa ultima deveria (Planejar; Organização; Dirigir e Controlar) a empresa.
Fayol definiu os princípios gerais da administração que ainda são considerados por administradores contemporâneos, em 1916 ele escreveu 14 princípios, são eles: Divisão do trabalho; Autoridade e Responsabilidade; Disciplina; Unidade de Comando; Unidade de Direção; Subordinação dos interesses individuais aos gerais; Remuneração do pessoal; Centralização; Cadeia Escalar; Ordem; Equidade; Estabilidade do Pessoal; Iniciativa; Espirito de Equipe. (BY: Ericson Sotero)

Nenhum comentário:

Postar um comentário